quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Informação mais detalhada sobre a privatização do Zoológico


Uma informação mais detalhada sobre a privatização do Rio Zoo


O Zoológico do Rio de janeiro passou a ser administrado por uma empresa privada desde a ultima segunda feira(03/10),quando a prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial do Município a ordem de inicio do termo de concessão para a gestão e operação do zoo pelo Grupo Cataratas.Até o dia 10 de novembro,o Zoológico ficará fechado a visitação para intervenções com impacto imediato no bem estar do plantel(grupo de animais)e no conforto ao visitante.
As melhorias de curto prazo contemplarão reformas urgentes,limpeza geral,paisagismo,retoques na cenografia,pintura dos espaços e recintos,renovação da cozinha dos animais e atendimento aos compromissos firmados anteriormente termo de conduta(TAC)entre a fundação Rio Zoo Ministério Publico Federal e Ibama.

O novo zoológico entregue a cidade em um prazo de dois anos oferecerá aos visitantes experiencia diferenciada da maioria dos zoológicos existentes do Brasil.O conceito de enclausuramento inverso prevê mais espaços para os animais substituindo jaulas e grades por instalações naturalistas.O projeto que prevê também a divisão entre seis grandes áreas e o fim dos recintos confinados,receberá investimento de 130 milhões ao longo da concessão e transformará o Zoológico em referencia de pesquisa,conservação e educação.Além disso está previsto a construção de novos restaurantes.lanchonetes,praças e outros atrativos para o publico.

Em pouco tempo, o zoo do Rio receberá novos animais doados de outros zoos ou recuperados de locais em que sofriam maus tratos. Atualmente, 40% das aves que habitam o zoo do Rio foram resgatadas do tráfico internacional de animais enquanto outras 40% são espécies de habitat degradado na natureza. O projeto também prevê a reinserção posterior de aves e outros animais na natureza. Para isso, a equipe de profissionais que já atua no zoo, contando também com parceria com universidades e institutos de pesquisa do Rio, vai elaborar estudos dos ambientes para que toda introdução de espécie aconteça de forma eficiente e garanta a continuidade e sobrevivência dos animais.

A concessionária assumiu imediatamente após a publicação da ordem de início todas as despesas do empreendimento. O Grupo Cataratas é referência na estruturação da visitação em parques e outros atrativos ligados à natureza, promovendo o tripé educação, conservação e pesquisa. Atualmente, a empresa criada em 1999 atua no consórcio Paineiras-Corcovado (responsável pelo acesso rodoviário ao Cristo Redentor e Centro de Visitantes Paineiras), AquaRio (maior Aquário Marinho da América do Sul que será inaugurado em novembro), EcoNoronha (concessionária do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha), Cataratas do Iguaçu e Marco das Américas (ambos na cidade de Foz do Iguaçu).





Nenhum comentário:

Postar um comentário