Já desde a década de 1980 era famoso por seu temperamento,considerado*mal humorado*e pelo costume de atirar excrementos e lama em visitantes,e especialmente em políticos,como por exemplo Marcello Alencar.
Com 1,52m de altura e 70 kg o macaco tião tornou-se uma celebridade no Brasil,quando em 1988,após uma brincadeira criada pela revista casseta popular em defesa do voto nulo,foi lançada a sua candidatura não oficial para a prefeitura do Rio de Janeiro.Como na época o voto era em cédulas e não em uma eletrônica,os votantes podiam escrever o que desejassem na cédula.Estima-se que o macaco tião tenha recebido naquele pleito mais de 400 mil votos dos eleitores,alcançando o que seria equivalente ao terceiro lugar,de um total de doze candidatos.Este fato o fez constar no Guinness World Records como o chimpanzé a receber mais votos no mundo.
Como Tião não era um candidato reconhecido pelo tribunal Regional Eleitoral,todos os votos dados para ele foram considerados nulos.
A partir do pleito de 1996 os eleitores passaram a ficar impossibilitados de votar no macaco Tião,pois nesse ano a urna eletrônica substituiu a votação por cédulas onde os eleitores tinham que digitar o numero do candidato ao invés de escrever o nome.
O Macaco Tião sempre foi motivo de grande atenção.Ele ocupava um recinto nobre no zoo,especialmente construído para ele.
Famoso nacionalmente,vários jornalistas brasileiros,e também o francês Le Monde registraram a noticia do falecimento do macaco Tião em 23 de dezembro de 1996,tião morreu de diabetes aos 34 anos,tendo sido decretado luto oficial de 3 dias no município do Rio.
Hoje no Zoo tem uma estatua do Macaco tião em homenagem a ele
Nenhum comentário:
Postar um comentário