História do Zoológico do Rio








O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil e completou 76 anos no dia 18 de março de 2021


Atravessar o Parque da Quinta da Boa Vista,antiga residencia da família imperial portuguesa,e entrar hoje,por seu portão de arcos e colunas é transportar-se para o tempo de um outro país.Percorrer suas alamedas margeadas de palmeiras imperiais é como entrar nas paginas de um livro vivo de imagens e histórias de imperadores,princesas,escravos e todo tipo de gente comum que abriu os caminhos para construir,através dos anos aquilo que nós somos.


O Zoo carioca oferece uma mistura única de história e fauna exuberantes.Expor animais e tentar trazer para dentro da cidade um pouco da vida selvagem que começou em nosso país,mais especificamente no Rio de Janeiro em 16 de janeiro de 1888,quando o barão de Drumond fundou no bairro de Vila Isabel o primeiro zoológico Brasileiro.Uma área com riachos,lagos artificiais e uma extensa coleção de animais.


O passar dos anos entretanto trouxe dificuldades financeiras.Manter os animais tornou-se muito difícil.

Para solucionar o problema,o barão criou o jogo do bicho atraindo a atenção de visitantes,moradores do bairro e mais tarde de toda a cidade,que faziam suas apostas pela manhã e retiravam o resultado a tarde.

A ideia do barão de Drummond acabou por transformar-se em marca no cotidiano da cidade,mais não foi o suficiente para salvar o antigo zoo que terminou fechando suas portas na década de 40.


Em 18 de março de 1945 a cidade do Rio de Janeiro ganhou um novo zoológico inaugurado no parque da quinta da boa vista(Aonde se localiza até hoje),no histórico bairro de São Cristóvão.

O zoológico carioca destaca-se na memoria histórica do país.

Uma das imagens mais marcantes é o imponente portão construído em sua entrada que pode ser visto na paisagem de algumas telas pintadas durante o período imperial.


O portão foi oferecido como presente de casamento a D.Pedro e a futura imperatriz Leopoldina,por um nobre inglês.


Vivendo períodos de glórias e dificuldades o Jardim Zoológico chegou aos nossos dias e em 1985 foi transformado em fundação RIOZOO.


A mudança proporcionou agilidade administrativa e abriu espaço para um processo de modernização que transformou a RIOZOO em uma respeitada instituição de pesquisa e educação ambiental,reconhecida no Brasil e no exterior.


Hoje desde outubro de 2016 o Zoológico esta sendo administrado pela empresa privada cataratas do Iguaçu,uma empresa reconhecida por sua expertise na gestão de atrativos naturais, de conservação, educação e pesquisa como Cataratas do Iguaçu, EcoNoronha, Paineiras Corcovado, AquaRio e Marco das Três Fronteiras.

Localizado no coração da Quinta da Boa Vista, parque imperial do bairro de São Cristóvão, o Zoológico do Rio tem uma área de 55 mil metros quadrados e um plantel de cerca de 800 animais, entre aves, primatas, répteis, peixes e felinos.

A missão é tornar o RioZoo uma referência mundial, tanto no tratamento dos animais, quanto na formação de visitantes conscientes. Nesse primeiro momento, os esforços são para mudar os protocolos de alimentação e medicação, dando melhores condições de vida aos animais. Nos próximos anos, o Zoológico do Rio voltará a ser motivo de orgulho para a cidade.

Nos dois primeiros anos do contrato de concessão, a empresa investirá R$ 65 milhões em melhorias, implementando o conceito de enclausuramento inverso que é usado em zoológicos de classe mundial, como o Zoo de San Diego, na Califórnia. De maneira resumida, saem as grades dos recintos que separam os animais do público melhorando a experiência para o visitante e provendo um ambiente adequado para os animais.


Durante os 35 anos da concessão, os investimentos no RioZoo somarão R$ 130 milhões e a companhia devolverá à cidade, a seus moradores e visitantes um espaço completamente renovado, com importantes projetos de educação ambiental, conservação e pesquisa em parceria com instituições brasileiras de ponta.

Agora o nome do zoológico mudou e se chama Bioparque do Rio 

Um comentário:

  1. Oi, bom dia, acho que esse não é o melhor meio de contato, mas gostaria de saber se há alguma possibilidade de estágio no Riozoo! Sou estudante de Medicina Veterinária na UFF, estou no 4° período, e seria uma oportunidade única pra mim!

    ResponderExcluir