terça-feira, 25 de outubro de 2016

Curiosidade Animal:Casuar

Curiosidades sobre o Casuar


1-O casuar é uma figura importante na mitologia das populações nativas da Oceania e representa geralmente uma figura maternal. 

2-O casuar é uma ave ágil, que pode correr a cerca de 50 km/h e saltar 1,5 m sem qualquer balanço


3-Na época de reprodução os machos reclamam um território e procuram atrair uma fêmea, que permanece, apenas, até pôr entre 3 e 5 ovos



4-Algumas tribos da Nova Guiné têm o hábito de assaltar os ninhos e criar os juvenis até à idade adulta, quando são vendidos ou mortos para consumo local; no entanto o casuar nunca foi completamente domesticado


5-É uma das aves mais perigosas para o Homem, pois sua patada pode equivaler a mesma força de um pequeno punhal, podendo até decepar um membro.



domingo, 23 de outubro de 2016

O Zoológico não vai mais reabrir dia 10/11


Olá amigos

Conforme eu tinha dito anteriormente o Zoológico iria reabrir dia 10 de novembro,mais por causa de uma confusão com a justiça que quer entregar o zoológico de novo a prefeitura isso não vai mais acontecer.

A reabertura do Zoológico agora ficou sem previsão

Vocês devem ter visto nas noticias o motivo

Qualquer novidade sobre a reabertura eu postarei aqui

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O Zoológico já está em obras


Bom dia amigos

Fiquei sabendo que as obras no Zoológico já estão acontecendo,e fiquei sabendo também que uma parte da Mini Fazenda está tendo reforma 

Aguardem mais noticias sobre as obras

sábado, 8 de outubro de 2016

O Zoológico não vai abrir no dia das crianças


O Zoológico não vai abrir no dia das crianças

O motivo é que ele foi passado para a iniciativa privada e precisam ser feitas algumas obras 



quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Informação mais detalhada sobre a privatização do Zoológico


Uma informação mais detalhada sobre a privatização do Rio Zoo


O Zoológico do Rio de janeiro passou a ser administrado por uma empresa privada desde a ultima segunda feira(03/10),quando a prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial do Município a ordem de inicio do termo de concessão para a gestão e operação do zoo pelo Grupo Cataratas.Até o dia 10 de novembro,o Zoológico ficará fechado a visitação para intervenções com impacto imediato no bem estar do plantel(grupo de animais)e no conforto ao visitante.
As melhorias de curto prazo contemplarão reformas urgentes,limpeza geral,paisagismo,retoques na cenografia,pintura dos espaços e recintos,renovação da cozinha dos animais e atendimento aos compromissos firmados anteriormente termo de conduta(TAC)entre a fundação Rio Zoo Ministério Publico Federal e Ibama.

O novo zoológico entregue a cidade em um prazo de dois anos oferecerá aos visitantes experiencia diferenciada da maioria dos zoológicos existentes do Brasil.O conceito de enclausuramento inverso prevê mais espaços para os animais substituindo jaulas e grades por instalações naturalistas.O projeto que prevê também a divisão entre seis grandes áreas e o fim dos recintos confinados,receberá investimento de 130 milhões ao longo da concessão e transformará o Zoológico em referencia de pesquisa,conservação e educação.Além disso está previsto a construção de novos restaurantes.lanchonetes,praças e outros atrativos para o publico.

Em pouco tempo, o zoo do Rio receberá novos animais doados de outros zoos ou recuperados de locais em que sofriam maus tratos. Atualmente, 40% das aves que habitam o zoo do Rio foram resgatadas do tráfico internacional de animais enquanto outras 40% são espécies de habitat degradado na natureza. O projeto também prevê a reinserção posterior de aves e outros animais na natureza. Para isso, a equipe de profissionais que já atua no zoo, contando também com parceria com universidades e institutos de pesquisa do Rio, vai elaborar estudos dos ambientes para que toda introdução de espécie aconteça de forma eficiente e garanta a continuidade e sobrevivência dos animais.

A concessionária assumiu imediatamente após a publicação da ordem de início todas as despesas do empreendimento. O Grupo Cataratas é referência na estruturação da visitação em parques e outros atrativos ligados à natureza, promovendo o tripé educação, conservação e pesquisa. Atualmente, a empresa criada em 1999 atua no consórcio Paineiras-Corcovado (responsável pelo acesso rodoviário ao Cristo Redentor e Centro de Visitantes Paineiras), AquaRio (maior Aquário Marinho da América do Sul que será inaugurado em novembro), EcoNoronha (concessionária do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha), Cataratas do Iguaçu e Marco das Américas (ambos na cidade de Foz do Iguaçu).





segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O Blog Rio Zoo continuará existindo


Olá meus amigos

Mesmo com o Zoológico sendo administrado pelas Cataratas do Iguaçu não se preocupem porque o Blog Rio Zoo não será excluído

Eu continuarei postando noticias sobre o Zoológico aqui para vocês e também continuarei postando sobre os animais.



Empresa das cataratas do Iguaçu assume administração do Zoo do Rio


O Zoológico do Rio de Janeiro passa a ser administrado pelo Grupo Cataratas a partir desta segunda-feira (3), data em que a Prefeitura do Rio publicou a ordem de início do termo de concessão para a gestão e operação do zoo.
A previsão para que as obras do novo projetos sejam concluídas é de até dois anos. Nos próximos 40 dias, o zoológico ficará fechado à visitação para intervenções com impacto imediato no bem-estar do grupo de animais e no conforto ao visitante.
A nova gestão focará também em reformas como limpeza geral, paisagismo, retoques na cenografia, pintura dos espaços e recintos, renovação da cozinha dos animais e atendimento aos compromissos firmados anteriormente Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre a Fundação RioZoo, Ministério Público Federal e IBAMA.

O projeto contará com investimentos de R$ 130 milhões ao longo da concessão e transformará o zoológico em referência em pesquisa, conservação e educação.  Além disso, estão previstas a construção de novos restaurantes, lanchonetes e praças, entre outros atrativos para o público.

Novos animais serão doados de outros zoos ou recuperados de locais em que sofriam maus tratos. Atualmente, 40% das aves que habitam o zoo do Rio foram resgatadas do tráfico internacional de animais enquanto outras 40% são espécies cujo habitat está degradado na natureza
O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro foi reaberto parcialmente ao publico em março deste ano.O local estava fechado a 2 meses,desde o dia 14 de janeiro por determinação do Ibama

fonte-G1 o Globo 

Zoo do Rio ganhará casal de leões nas próximas semanas

Depois de muito tempo sem Leão nas próximas semanas o Zoológico do Rio irá ganhar um casal de leões que virão de Santa Catarina.

O macho tem 8 anos e a fêmea tem 17 anos e eles irão substituir o antigo casal de leões que já teve no Zoológico do Rio

Fonte-O Globo

O ultimo casal de leões que o Zoológico do Rio teve foi o Leão Simba e a Leoa Marcinha


Vamos relembrar a historia 

A Leoa Marcinha era uma leoa que vivia no Rio Zoo junto com o Leão Oscar
(o da primeira foto)
O Leão Oscar era um leão que havia sido abandonado numa jaula na praça do canhão em realengo,ele foi encontrado magro maltratado e com graves problemas de locomoção

Quando ele foi para o Zoológico do Rio ele estava em péssimo estado,mais graças aos bons cuidados dos veterinários ele conseguiu se recuperar bem mais ficou com uma deficiência na pata traseira porque sempre que ele andava ele mancava.

Ele antes de viver com a Leoa Marcinha ele vivia com uma leoa chamada Adriana mais ela morreu deixando ele solitário até colocarem a leoa Marcinha junto com ele.

Depois da morte dele em 2012 foi a vez de Marcinha ficar solitária até a chegada do Leão Simba

O Leão Simba foi um Leão que havia ido para o Rio Zoo em 2012 do Zoológico de Santa Catarina para substituir o Leão Oscar.
Porém quando ele chegou no Zoo do Rio a Leoa Marcinha morreu no mesmo ano que o Leão Oscar deixando Simba viúvo antes do casamento.

Simba então ficou solitário por bastante tempo até que no ano de 2015 ele veio a falecer de idade avançada

Leão Oscar


Leoa Marcinha


Leão Simba