quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Adoção é o bicho

A Fundação RIOZOO é reconhecida nacionalmente pelo trabalho de educação ambiental e de conservação das espécies ameaçadas de extinção. Para manter esta qualificação e apoiar projetos, além de possibilitar os melhores cuidados que são dedicados a todos os animais, a Fundação está aberta à parcerias. Através do programa “Adoção é o Bicho”, criado em 1988, a Fundação RIOZOO oferece a possibilidade de vincular sua empresa a projetos de conservação do meio ambiente. Adotar um bicho é agregar valor à sua marca expondo o nome de sua empresa a um público de um milhão de pessoas, que todos os anos visitam o zoológico. Adotando um animal, um evento poderá ser realizado para apresentar ao público o novo parceiro. Também haverá, em frente ao recinto do animal adotado, uma placa indicativa e sua empresa poderá utilizar a imagem do bichinho em campanhas publicitárias.


Adote um animal: a natureza agradece e a sociedade reconhece.
PARTICIPANDO DO PROGRAMA ADOÇÃO É O BICHO !
Uma placa indicativa de sua participação no programa será colocada em frente ao recinto do animal adotado.
Um grande evento comemorativo pela adoção poderá ser realizado no zoológico
A empresa receberá um certificado por sua participação no programa
A empresa poderá utilizar a imagem do animal adotado em suas campanhas promocionais

QUAL O CUSTO DA ADOÇÃO?
Para ter seu nome visto anualmente por mais de um milhão de pessoas? Para realizar um evento numa das mais importantes áreas de lazer da cidade e no zoológico mais antigo do Brasil? Para ter seu nome vinculado à RIOZOO, uma empresa que detém o título de "Empresa Amiga da Criança"? Muito pouco: Ligue para 2569-7547.

Passarela da Fauna


A Fundação RIOZOO inaugurou, em setembro de 2004, a Passarela da Fauna, projeto de expansão do Zôo que consiste numa área de 22 mil metros quadrados, abertos ao público. O novo espaço passa a abrigar cervos, antas, capivaras, emas, animais aquáticos, tartarugas e aves marinhas. Caminhando sobre a passarela, os visitantes têm uma visão privilegiada e uma proximidade segura dos animais, sem interferir em seus hábitos. Os bichinhos estão alojados em ambientes próximos ao habitat natural, o que lhes propicia uma melhor qualidade de vida e bem-estar. A área de expansão abriga ainda o núcleo de exposição e educação ambiental do Projeto TAMAR, que se dedica à preservação de várias espécies de tartarugas marinhas, dentro de um projeto de repercussão nacional, que conta com o apoio da PETROBRÁS e do IBAMA. É a primeira unidade do projeto sem ligação direta com o mar e o único núcleo de exposição no Estado do Rio de Janeiro.

Arara Azul de Lear




Nome científico:Anodorhynchus leari.
Nome em inglês:Lear´s Macaw.
Ordem:Psittaciformes.
Família:Psittacidae.
Habitat:Áreas de “canyons” na caatinga.


Distribuição geográfica:Raso da Catarina, Bahia.
Tempo de Incubação:30 dias.
Número de ovos:2 a 3.
Alimentação:Em natureza, principalmente cocos de licuri.
Curiosidades: Única arara encontrada em sua área de ocorrência. Utiliza, como moradia, locas de pedra situadas em paredes íngremes.
Alerta: Ameaçada de extinção.

Canguru




Nome científico:Macropus fuliginosus.
Nome em inglês:Western Gray Kangaroo
Ordem:Diprotodontia.
Família:Macropodidae.
Habitat:Florestas e campos.


Distribuição geográfica:Austrália, Tasmânia e Nova Guiné.
Características: Pesa cerca de 23 a 70 kg e mede aproximadamente de 80 cm a 1,60 metros. O comprimento da cauda é de 0,70cm a 1,40metros. O pêlo geralmente é cheio e grosso. Crescem durante toda a vida.Para um pequeno passo seus saltos geralmente medem de 1,20 a 1,90 metros, enquanto que, em uma velocidade rápida eles chegam a pular 9m ou mais.


Gestação:30 dias. O filhote nasce com 0,8 gramas.
Número de filhotes:1.
Alimentação:Vegetais e frutas.
Curiosidades:A cauda, extremamente musculosa, serve para o equilíbrio do animal quando se movimenta e também como apoio. Os machos entram na maturidade sexual com 20 meses e as fêmeas com 17 meses. O ciclo menstrual dura 35 dias. Ele deixa a bolsa depois de 46 semanas e pode continuar voltando durante 6 meses

Nome científico:Chrysocyon brachyurus.
Nome em inglês:Maned Wolf.
Ordem:Carnivora.
Família:Canidae.
Habitat:Campos e Cerrados

Distribuição geográfica:Centro-Oeste do Brasil, Paraguai, Leste da Bolívia eNorte da Argentina.
Características: Mede até 1,45 m e pesa em torna de 23 quilos. Até os 3 meses tem pêlo marrom-escuro quase negro, com as pontas das orelhas e da cauda brancas. Após essa idade sua pelagem muda para castanho-avermelhado, pernas e dorso tornam-se pretos e a ponta da cauda permanece esbranquiçada.
Gestação:63 a 65 dias.
Número de filhotes:02 em média.
Alimentação:pequenos mamíferos e aves, frutas.
Curiosidades: É tímido e arredio. Não ataca o homem, somente rosna quando acuado. É o maior e considerado o mais belo canídeo da América do Sul. Os filhotes nascem com 340 a 430gr e se desenvolvem rápido. Em cativeiro podem viver até 15 anos.
Alerta:Devido à caça predatória e à destruição de seu habitat, este animal está ameaçado de extinção.